2.ª Conferência de Mobilidade Urbana: Gestão Inteligente e Competitividade

Publicado em 29 de Agosto de 2011 |

A 2.ª Conferência de Mobilidade Urbana: Gestão Inteligente e Competitividade, vai decorrer no próximo dia 15 de Setembro no Museu da Carris, em Alcântara, Lisboa.

“A abertura ficará a cargo da apresentação do Livro Branco dos Transportes 2050, onde se encontram as directrizes europeias para a mobilidade nas cidades nos próximos anos, prosseguindo, ao nível europeu, com as visões criativas de oradores prestigiados, entre eles o arquitecto suíço Michael Güller, do atelier Güller Güller Architecture Urbanism, e Ben O’brien, vice-director executivo da consultora de marketing britânica Kenyon Fraser”, explicam os organizadores.

“Arquitectura de comunicações nos sistemas inteligentes de transportes será outro dos temas internacionais em destaque, trazido pela mão de Sylvain Haon, director executivo do POLIS – European cities and regions networking”.

“No panorama português, Isabel Seabra, directora de Serviços do Gabinete de Planeamento e Inovação do Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres (IMTT), revela quais as preocupações e indicações constantes do Pacote da Mobilidade, que visa servir de referência para os planos de mobilidade municipais do país”.

“Fernando Nunes da Silva, vereador da Mobilidade e Infra-estruturas da Câmara Municipal de Lisboa moderará o segundo painel, submetido ao tema “Transportes individuais e colectivos: Gestão Inteligente e Criatividade”, onde caberá a Carlos Correia da Fonseca, anterior secretário de Estado dos Transportes (2009/2011), examinar “A crise económica e as empresas de transportes públicos””.

Mobilidade e veículos eléctricos merecerá a atenção dos participantes durante a tarde do dia de trabalhos. Terminada em Julho a fase piloto do programa de mobilidade eléctrica nacional, a conferência procurará perspectivar a expansão da rede de pontos de abastecimento eléctrico e perceber os desafios e potencialidades do veículo eléctrico autónomo num sistema de transporte colectivo”.

O evento é organizado pelo jornal Arquitecturas, em parceria com a Carris, a Câmara Municipal de Lisboa e o Pólo de Competitividade e Tecnologia: TICE.PT e tem o apoio da Siemens.

Contactos:

Telef: 21.880.61.29

Email: geralarquitecturas@about.pt
website: http://www.jornalarquitecturas.com

fonte: ecosfera.publico.pt

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *