160 mil km em Nissan Leaf

Publicado em 2 de Janeiro de 2014 |

O Governador de Washington Jay Inslee, a Secretária de Estado para os Transportes Lynn Peterson e representantes da Nissan juntaram-se há dias a Steve Marsh, de Kent., Washigton, para celebrar um marco histórico: as primeiras 100 mil milhas (cerca de 161 mil quilómetros) totalmente eléctricas percorridas por um Nissan LEAF.

No início de 2011 Marsh adquiriu um Nissan LEAF para as suas viagens diárias de ida e volta, em que percorre cerca de 130 milhas (208 quilómetros). Desde então, este Nissan LEAF acumulou 100 mil milhas (161 mil quilómetros) sem utilizar gasolina, sem emissões de escape e poupando milhares de dólares a Marsh.

«Na minha viagem diária de aproximadamente 130 milhas poupei, desde que adquiri o LEAF, mais de $9.000 [ndr: mais de 6.500 euros] em comparação com o meu anterior automóvel a gasolina», disse Marsh, que elogiou a forte infra-estrutura de carregamento de Washington. «Com diversas opções de carregamento público, assim como um carregador instalado no meu escritório, o LEAF tornou-se no automóvel perfeito para as minhas viagens diárias».

novo-nissan-leaf

Marsh foi um dos primeiros clientes a receber um Nissan LEAF em Washington. Auditor financeiro na Taylor Shellfish, a sua decisão de optar pela via eléctrica e adquirir um LEAF baseou-se sobretudo no custo reduzido de propriedade; um benefício actualmente aproveitado pelos mais de 40.000 condutores americanos do LEAF.

«Apesar de muitos dos compradores iniciais estarem entusiasmados com o Nissan LEAF por motivos ambientais ou para reduzir a nossa dependência do petróleo estrangeiro, Steve Marsh é um exemplo claro dos consumidores que abordaram os automóveis eléctricos sob um ponto de vista prático», afirmou Erik Gottfried, director de Vendas e Marketing de Veículos Eléctricos da Nissan. «Neste momento a maioria dos compradores opta pelo LEAF devido às simples razões económicas que Steve reconheceu de imediato. Custa muito menos conduzir e fazer a manutenção do Nissan LEAF do que de um automóvel a gasolina e, para além disso, o Nissan LEAF proporciona uma óptima experiência de condução».

Para apoiar residentes como Steve e acelerar a adopção de veículos eléctricos no estado, Washington desenvolveu uma das mais robustas redes de carregamento de veículos eléctricos dos EUA. A Auto-estrada Eléctrica da Costa Oeste foi inaugurada no ano passado, dando aos condutores de veículos eléctricos confiança na autonomia e na capacidade de encontrar um carregamento simples e conveniente na Interestadual 5 e outras vias rodoviárias. Com um carregamento completo em aproximadamente 30 minutos, o carregador rápido na Estação de Tumwater Shell é uma paragem regular para Steve Marsh e o seu filho Christopher, tornando possível partilhar automóveis para o trabalho num veículo totalmente eléctrico.

«Steve Marsh provou que é possível conduzir um veículo eléctrico em distâncias longas nas estradas de Washington utilizando electricidade limpa e de custo reduzido», afirmou o Governador Inslee. «A sua dedicação à condução eléctrica ajuda a reforçar o crescimento económico, reduz a nossa dependência do petróleo estrangeiro, reduz as emissões de carbono e preserva o nosso ambiente para as gerações futuras».

Quando Marsh adquiriu o seu LEAF falou com o seu patrão para que este considerasse instalar uma unidade de carregamento para utilização pública no escritório da Taylor Shellfish em Shelton. E Marsh afirma que a sua direcção da empresa apoiou a ideia de imediato, particularmente porque esta estava em sintonia com as filosofias ambientais da empresa. A Taylor Shellfish foi das primeiras na região a instalar uma estação de carregamento pública. Desde então, a empresa adicionou o carregamento no seu viveiro de marisco em Quilcene, junto ao Hood Canal.

«É empolgante ver como esta rede de estações de carregamento está a quebrar a barreira de autonomia dos proprietários de veículos eléctricos», afirmou a Secretária para os Transportes Peterson, que também conduz um Nissan LEAF. «Torna fáceis de alcançar as diversas paisagens naturais de Washington sem emissões do veículo e a um preço significativamente mais baixo».

Já estão registados no estado mais de 5.000 veículos eléctricos. Washington tem um dos fornecimentos de electricidade mais limpos e menos dispendiosos dos EUA, tornando-o um estado ideal para a condução eléctrica. É bom para o ambiente, é bom para o estado e é bom para os condutores. Para lá dos custos de operação mais baixos associados com a condução eléctrica em comparação com a gasolina, os condutores de veículos eléctricos também beneficiam de menos custos com manutenções de rotina.

Desde o lançamento do Nissan LEAF em Dezembro de 2010, a Nissan vendeu mais de 40.000 veículos LEAF totalmente eléctricos nos Estados Unidos e mais de 92.000 a nível global. Até Novembro de 2013, Seattle-Tacoma é um dos mercados de topo nos EUA para as vendas totais do LEAF, com um aumento de mais de 230 por cento em comparação com o mesmo período de 2012.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *