10 Factos sobre o Nissan Esflow

Publicado em 19 de Fevereiro de 2011 |

Depois de termos aqui revelado algumas fotos do Nissan Esflow, vamos agora mostrar novas fotografias que mostram detalhes interessantes sobre este novo carro eléctrico da Nissan.

Este conceito mostra qual a visão do que deve ser um carro desportivo eléctrico para a Nissan. Muitos dos factos são já conhecidos, como o chassis em alumínio, carroçaria em materiais compósitos, as mesmas baterias do Leaf e performances interessantes.

Mas há 10 factos novos que pretendemos aqui partilhar sobre este carro eléctrico da Nissan:

1. O carro é real! Apesar das fotografias inicialmente reveladas, este é um carro real, completamente funcional. Pode ser conduzido e todos os controlos funcionam.

2. O Esflow é apenas um protótipo! Apesar de todos os avanços da Nissan nos carros eléctricos, este carro será sempre apenas um protótipo. No entanto, reflecte a visão da Nissan sobre o que serão os futuros carros eléctricos desportivos e no seu design foi levado em consideração todos os aspectos funcionais e de fabrico do mesmo.

3. O desenvolvimento do Esflow começou há 6 anos! A verdade é que a Nissan trabalha nos veículos eléctricos há muitos anos. O Leaf chegou ao mercado muito recentemente, mas são conhecidos outros estudos e planos da marca. Este protótipo começou a ser pensado quando a marca mudou de direcção estratégica em relação a veículos cada vez mais eficientes. O Esflow é o resultado actual dessa estratégia.

4. Se fosse construido, o preço do Esflow seria entre 25000 e 30000€! A Nissan não pretenderia construir um carro desportivo para um nicho de mercado específico, nem que fosse um carro para uma pessoa rica. Já conhecemos alguns anúncios anteriores de várias marcas, no entanto aqui temos algumas reservas, pois certamente haveria surpresas ao chegar ao nosso país!

5. O Esflow utiliza a tecnologia do Leaf! Tal como seria de esperar, os dois carros eléctricos partilham a mesma tecnologia. O mesmo pack de baterias e a mesma transmissão. No entanto o Esflow utiliza dois motores do Leaf, cada um ligado a sua roda traseira.

6. O segredo da autonomia está no peso! A utilização de um chassis em alumínio, fibra de carbono e outras fibras e materiais de baixo peso, fazem com que o Esflow tenha uma autonomia de 240km. A colocação das baterias também segue uma configuração diferente, em forma de T no meio do carro, garantindo uma correcta distribuição de pesos entre os dois eixos, como deve acontecer num verdadeiro carro desportivo.

7. O Esflow não é o próximo Tesla! Qualquer paralelismo entre o Esflow e o Tesla Roadster, são coincidências. A Nissan pretende revolucionar e democratizar o mercado dos desportivos eléctricos, tal como pretende fazer com o Leaf, no mercado dos familiares compactos.

8. É mais pequeno que o Nissan 350Z! O Esflow é mais compacto que um dos outros desportivos da marca, o Nissan 350Z. É também mais leve, com o peso a ser inferior aos 1000kg. Contudo, esteticamente, é impossível não ver inspiração nas linhas do 350Z.

9. O acento não é ajustável, são sim os controlos e volante! De acordo com os gurus da Nissan, é mais fácil encontrar uma posição de condução correcta, se for o volante e demais controlos a mudarem de posição, em vez de ajustarmos o acento à posição deles. Esta funcionalidade está também a tornar-se cada vez mais popular em carros desportivos e de luxo.

10. Novidade no modo de carregamento! Qualquer concept car a ser apresentado num salão tem que ter aquela funcionalidade capaz de causar surpresa no público. No Esflow, é a maneira como se carrega. Em vez dos “tradicionais” (será que podemos já chamar tradicionais?) conectores de carregamento escondidos por baixo de um símbolo, no Esflow é um sistema motorizado que se move para revelar os conectores para carregamento. Este sistema está por baixo das ópticas frontais, de cada um dos lados. De um dos lados serve para usar o modo de carregamento rápido do tipo CHAdeMO e no outro usa o conector standard do tipo J1722.

Nada como ver as imagens…

One Response to 10 Factos sobre o Nissan Esflow

  1. Marlon says:
    “Mais pequeno” é sacanagem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *